Componente 2 – Acções de Sensibilização e Educação Ambiental

A Associação Amigos do Cáster em colaboração com os Agrupamentos de Escolas de Ovar e de Ovar Sul deslocou-se às Escolas Básicas da Oliveirinha e Combatentes (uma sessão específica para docentes) , em Ovar e Oliveira Lopes em Válega para transmitir conceitos sobre utilização racional de energia, zonas húmidas, morcegos, borboletas noturnas, importância dos insetos na conservação da natureza e conservação dos rios. Nestas ações estiveram envolvidas mais de 200 crianças do primeiro ciclo do ensino básico e contámos com o apoio técnico das empresas e associações conservacionistas, “Irradiare, Ciência para a Evolução”, “AMBIODIV, Valor Natural”, “TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal” e “Projeto Rios”, organizando 9 ações de sensibilização na Escola da Oliveirinha e 36 ações de sensibilização na Escola Oliveira Lopes. Esta ação ocorreu a 11 e 12 de junho do corrente ano.

O objetivo destas ações de sensibilização ambiental foi desenvolver nas crianças a consciência para a preservação da natureza conhecendo por um lado os seus constituintes e por outro as suas ameaças, estimulando-as a ter comportamentos mais adequados no sentido de preservarem os recursos ambientais e ainda passar a mensagem aos adultos.

Estas palestras e os restantes workshops desenvolvidos ao longo do ano de 2011, inerentes ao conceito “stop the loss”, foram desenvolvidos no âmbito de uma candidatura apresentada ao regulamento específico “Politica de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083, pela Câmara Municipal de Ovar e a Associação Juvenil Amigos do Cáster com a designação “P19 – Ações de Monitorização Ambiental” – N.º 2897.

Este projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Câmara Municipal de Ovar.

Realização, ao longo de 2 anos, de 4 palestras de sensibilização pedagógica com a duração de 1 hora nas Escolas do 1º ciclo EB.

PROCEDIMENTO II.1
Workshop introdução “stop loss”
Descrição: Acção de sensibilização direccionada à vertente biodiversidade e objectivo “stop loss” (duas acções em escolas do EB);

PROCEDIMENTO II.2
Workshop instrução “stop loss”
Descrição: Acção de sensibilização direccionada à vertente sustentabilidade e ecoeficiência na utilização dos recursos (duas acções em escolas do EB);
Realização, ao longo de 2 anos, de 4 workshops, para diversos públicos, nomeadamente:

PROCEDIMENTO II.3
Workshop Countdown 2010 – Gestão de Zonas Húmidas
Descrição: Workshop inspirado no tema Countdown 2010 – Travar a perda de Biodiversidade Workshop dirigido à análise de medidas e ferramentas necessárias para a gestão sustentável de zonas húmidas, com foco nas componentes de conservação de valores naturais, agroecologia e ecoturismo.

PROCEDIMENTO II.4
Uma Experiência de História Natural… pela Noite – Borboletas Nocturnas e Morcegos (Primavera e Verão)
Descrição: A ideia central é recriar um ambiente sóbrio e descontraído de ‘tertúlia’ ao vivo, em que a actividade central é a realização de um percurso nocturno interactivo em área urbana durante o qual se discutem os vários aspectos da Biodiversidade e Ecossistemas, sendo proposta uma discussão participativa sobre a influência positiva/negativa de diferentes elementos e práticas de gestão sobre a Biodiversidade.

PROCEDIMENTO II.5
Uma Experiência de História Natural… Urbana
Descrição: A ideia central é recriar um ambiente sóbrio e descontraído de ‘tertúlia’ ao vivo, em que a actividade central é a realização de um percurso interactivo em área urbana durante o qual se discutem os vários aspectos da Biodiversidade e Ecossistemas urbanos, sendo proposta uma discussão participativa sobre a influência positiva/negativa de diferentes elementos e práticas urbanas sobre a Biodiversidade. Abordagem a técnicas de execução de meios que proporcionam o aumento de biodiversidade em meio urbano.

PROCEDIMENTO II.6
Workshop Countdown 2010 – Gestão de Biodiversidade em Espaços Verdes e Jardins
Descrição: Workshop inspirado no tema Countdown 2010 – Travar a perda de Biodiversidade centrado nas medidas necessárias para manter, promover e aumentar a Biodiversidade em jardins e espaços verdes, cobrindo temas como ecojardinagem, reservas botânicas, paisagismo bioclimático, zonas de refúgio para fauna e flora com estatuto de conservação, jardins de borboletas, etc. Abordagem a técnicas de execução de meios que proporcionam o aumento de biodiversidade em meio urbano.

OS OUTPUTS DESTA ACTIVIDADE SERÃO:
a. Divulgação das actividades nos meios de comunicação local (rádio e jornal).
b. 4 acções de sensibilização (palestras) em escolas 1 ciclo EB;
c. 4 workshops de sensibilização
d. Documentação de apoio e fichas de trabalho para os participantes das actividades;
e. Disponibilização “online” da informação recolhida nas acções.

(Oficina introdução “stop loss”) (Oficina instrução “stop loss”) (Oficina – Gestão de Zonas Húmidas – Divulgação) (Oficina – Gestão de Zonas Húmidas – Resultado) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… pela Noite – Divulgação) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… pela Noite – Resultado) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… Urbana – Divulgação) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… Urbana – Resultado) (Oficina – Gestão de Biodiversidade em Espaços Verdes e Jardins – Divulgação) (Oficina – Gestão de Biodiversidade em Espaços Verdes e Jardins – Resultado) (Notificação Blogue) (Jornal Praça Pública) (Jornal João Semana) (Rádio AVFM) (Toda a Documentação)

APOIOS: