Quem Somos

Os Amigos do Cáster são uma associação juvenil vocacionada para as áreas do ambiente, cultura, solidariedade social.

Tem por objecto social motivar e congregar todos os jovens para a criação e dinamização de actividades de índole ambiental, cultural promovendo a socialização e formação cívica dos seus associados e população em geral.

O aparecimento deste grupo em 1993 assentou na percepção pelos cidadãos, em geral, e, sobretudo, pelos seus fundadores, dos graves problemas ambientais que afectavam a cidade de Ovar e, mais concretamente, o Rio Cáster que, assolado por níveis de poluição elevados, foi, desde cedo, monopolizando a atenção de todos e, decorrente da sua importância global, acabou por emprestar o seu nome à Associação que foi constituída em 2000. A associação tem uma composição heterogénea, sendo predominante a faixa etária entre os 18 e os 30 anos, englobando estudantes do ensino superior, secundário e cidadãos já inseridos no mercado de trabalho. Ao longo dos catorze anos de existência, os Amigos do Cáster caracterizaram-se sempre por uma irreverência construtiva e racional, amadurecida com o tempo, e de grande dinamismo. Os Amigos do Cáster concentram a sua energia na denúncia de situações graves do ponto de vista ambiental e da qualidade devida dos cidadãos, na proposta de soluções para esses mesmos problemas, no binómio informação/formação, na dinamização da região e na promoção de intercâmbios com outros grupos de jovens que partilhem os mesmos valores, nacionais e internacionais.

A área de intervenção dos Amigos do Cáster não tem delimitações estanques, englobando toda a região, com especial destaque para o Concelho de Ovar, e abrangendo também, através de cooperações várias, outras áreas do distrito de Aveiro, do País e até do Mundo. No curriculum dos Amigos do Cáster constam já dois prémios locais, na área do Ambiente (Neptunos) e um prémio nacional de jornalismo ambiental, entregue pela ex-Ministra do Ambiente, Dr.ª Elisa Ferreira. O valor e o empenho da Associação é também reconhecido pelas inúmeras entidades que connosco estabelecem parcerias e/ou protocolos de cooperação/participação, casos da União de Freguesia de Ovar, Arada, S. João e S. Vicente de Pereira Jusã, Câmara Municipal de Ovar, QUERCUS , ICNF, IPJ, Universidade de Aveiro, Agrupamento de Escuteiros de Ovar e Esmoriz e Escolas várias do Concelho de Ovar e outras entidades e colectividades do município.