AMBID2013 – 9º EFCO – Orador 6 (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2013
9º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Ricardo Lourenço

Alentejo Selvagem

Alentejo Selvagem é um projeto fotográfico que procura promover aquela que é a maior potencialidade de uma região, a sua riqueza natural. Baseado no lema “conhecer para proteger”, o projeto para além da vertente artística inerente à fotografia está também inteiramente ligado à preocupação conservacionista das espécies e habitats retratados.
Durante seis anos procurei captar a essência de cada animal ou planta fotografada, registar cada detalhe para que cada fotografia conseguisse fazer justiça à beleza de uma região.

Síntese Biográfica

Ricardo Lourenço nasceu a 21 de Dezembro de 1982, na cidade de Portalegre, Portugal. Viveu toda a sua vida em contacto permanente com o meio natural e foi através dessa simbiose que foi construindo a sua perceção do mundo. Em 2007, pelo fascínio de querer conhecer “in loco” a vida selvagem que o rodeava e a crescente paixão pela fotografia, aliou estas duas áreas e começou por captar momentos usuais de vida selvagem. Fotografia após fotografia, começou a dar mais importância aos processos, metodologias e produtos resultantes do seu trabalho. O mundo das aves, principalmente, aguçou-lhe o apetite por imagens singulares de vida selvagem em Portugal.
Neste momento, desenvolve o projeto “Alentejo Selvagem” que consiste na promoção e valorização do património natural do Alentejo, utilizando a fotografia como veículo. Com os seus trabalhos espera ajudar para o crescimento desta atividade no nosso país, e sensibilizar para a conservação de espécies e espaços ameaçados.