AMBID2013 – 9º EFCO – Orador 4 (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2013
9º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Professor Joaquim Sande Silva

Árvores e Florestas de Portugal

A série árvores e florestas de Portugal é a mais extensa iniciativa editorial dedicada às florestas do nosso país, reunindo em nove volumes e mais de 70 capítulos, os contributos de mais de 100 autores. Para além da extensão e da abrangência de temas, trata-se sobretudo de um excelente exemplo de como a associação entre uma ONG, uma fundação e um jornal diário, podem conseguir levar a cabo um projecto com estas dimensões em tempo record (cerca de um ano), visando a divulgação e a sensibilização sobre o nosso património florestal.

Síntese Biográfica

Licenciado em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia,
Mestre em Environment and Renewable Resources pelo Mediterranean Agronomic Institute of Chania (Grécia) e Doutorado em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia. Foi responsável pelo sector florestal da Companhia das Lezírias-SA (1988-91), exerce funções como docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra
desde 1991 e é investigador do Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do Instituto Superior de Agronomia, desde 2004. A sua principal área de interesse científico situa-se no domínio dos Incêndios Florestais, sobretudo na vertente da Ecologia do Fogo. Integrou a Direcção da Liga para a Protecção da Natureza, e faz parte do Grupo de Trabalho em Florestas desta ONG, foi o coordenador da edição Árvores e Florestas de Portugal (9 vols.). É autor de cento e trinta publicações de carácter científico, técnico e de divulgação.