AMBID2013 – 9º EFCO – Orador 2 (PT)

 

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2013
9º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

David Guimarães

Subjetividade

Todos nós, como criaturas pensantes, desenvolvemos uma individualidade que se subordina à nossa personalidade, gostos pessoais e vontades. Esta individualidade torna-nos únicos num planeta onde encontramos 7000 milhões de outros seres humanos.
De que forma esta mesma individualidade nos condiciona como fotógrafos de natureza? A maneira como a exercemos e as formas como se espelham no trabalho de cada um, conferem às nossas imagens uma enorme carga subjetiva. Esta mesma subjetividade diferencia o trabalho de cada fotógrafo de natureza e potencialmente torna as imagens de cada um, momentos visuais únicos…

Síntese Biográfica

David Guimarães nasceu em Vagos no ano de 1981. Cedo despertou para a enorme riqueza natural do seu concelho natal. Com apenas 12 anos, ao adquirir o seu 1º guia de campo para as aves da Europa e com binóculos, inicia-se na observação de aves, começando desta forma um percurso que o conduziria à fotografia de natureza. Movido pela curiosidade explora fotograficamente todos os recantos do mundo vivo que nos rodeia. De forma quase inadvertida, deixa-se encantar pelo mundo mágico da mac¬rofotografia, sendo esta a área em que atualmente realiza mais trabalhos.
É co-autor do livro “A Serra Encantada”. Foi distinguido em vários concursos de fotografia de cariz nacional. As suas fotografias ilustram vários artigos de revistas, inclusive “National Geographic, Portugal” e catálogos nacionais. É autor e co-autor de várias de exposições de fotografia. É colaborador no Projeto “Portugal Natura”. Orienta e co-orienta, com regularidade, atividades (“Workshops”, caminhadas, passeios).
www.pyrenaica.blogspot.pt