AMBID2013 – 9º EFCO – Orador 12 (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2013
9º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Nuno Cabrita

Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada

O Barreiro é um concelho que carrega ainda hoje uma imagem muito distante da realidade vivida no seu território. A imagem de um concelho industrial, poluído e com má qualidade de vida para os seus habitantes não corresponde à realidade porém, ela só é percepcionada por quem o conhece. A criação desta Reserva Natural, de importância reconhecida por um número muito diverso de entidades externas à autarquia, fez com que a decisão tenha sido alicerçada com maior segurança e rigor.
A criação de uma Reserva Natural Local justifica-se, em primeiro lugar, pelo conjunto de valores em presença no território. A par destes, espera-se que esta iniciativa seja geradora de uma dinâmica positiva e que consolide na opinião pública a verdadeira imagem do Barreiro, que é hoje um concelho orientado para o desenvolvimento sustentável e que se concretiza, no dia-a-dia, em decisões estruturais que constroem um futuro ambientalmente responsável de que é exemplo a criação desta Reserva Natural Local.

Síntese Biográfica

Nuno Cabrita é formado em engenharia Florestal e é funcionário da Câmara Municipal do Barreiro, mais precisamente no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina (CEA), onde em 2010 assume o papel de seu coordenador. Encontrou-se intimamente ligado a todo o processo de criação da Reserva Natural Local do Sapal o Rio Coina e Mata Nacional da Machada. Actualmente e para além das funções no CEA, faz parte integrante da equipa que assegura o processo de implementação da Reserva Natural.