Componente 4 – Sistema de Monitorização dos Espaços Verdes Urbanos

Realizou-se, no dia 25 junho de 2013, a apresentação do relatório“SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES URBANOS” na sede da Associação Juvenil Amigos do Cáster desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) através do Projeto Rios.

O relatório de um “Sistema de Monitorização dos Espaços Verdes Urbanos” foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura apresentada ao regulamento específico “Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083, pela Câmara Municipal de Ovar e a Associação Juvenil Amigos do Cáster com a designação “P19 – Ações de Monitorização Ambiental” N.º 2897.

Este guia apresenta um breve enquadramento, da importância dos sistemas de monitorização de espaços verdes urbanos onde se destacam os principais serviços dos espaços verdes urbanos, parâmetros de monitorização e cuidados a ter em conta na realização de atividades de monitorização.

Apresenta-se ainda uma ferramenta de monitorização dos espaços verdes para AMA. OVAR.

Esta ferramenta é complementada com uma breve descrição da aplicação do projeto rios para adoção de linhas de água em espaços verdes urbanos.

Assim pretende-se contribuir para melhoria da vivência e usufruto dos espaços verde de forma sustentável e participativa.

Este projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Câmara Municipal de Ovar.

PROCEDIMENTO IV.1
 Definição de um indicador de biodiversidade para espaços verdes
Descrição: Será realizado um trabalho de pesquisa nos próprios espaços verdes objecto do estudo para identificar uma espécie, género ou família de referência (fauna ou flora) que possa servir para aferir a evolução da biodiversidade local.
 Criação de Indicadores de Sustentabilidade
Descrição: Caracterização e selecção de um conjunto de outros indicadores susceptíveis de serem utilizados na monitorização dos espaços, nomeadamente:
o Indicadores de natureza económico-financeira;
o Indicadores institucionais ou de enquadramento legal;
o Indicadores de natureza ambiental (utilizando alguns dos indicadores da acção 1).
 Definição de Objectivos
Descrição: Após a caracterização e o cálculo dos indicadores seleccionados, bem como a respectiva fundamentação, serão determinados os objectivos a alcançar;

PROCEDIMENTO IV.2
 Implementação de medidas no terreno com base nos objectivos identificados no ponto IV.1;
Descrição: Uma vez feita a caracterização e o cálculo dos indicadores seleccionados, bem como a respectiva fundamentação, será determinado o objectivo a alcançar e apresentaremos o estudo dos meios e dos equipamentos necessários à sua aplicação no terrenos bem como a respectiva monitorização. Nesta fase e sem a execução do ponto anterior é impossível determinar quais os trabalhos a realizar, sendo que o valor apresentado reflecte a experiência de um projecto similar. Caso as medidas preconizadas ultrapassem o valor apresentado, será solicitado o apoio da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Ovar para em conjunto com o s Amigos do Cáster executarem as restantes medidas.

PROCEDIMENTO IV.3
 Elaboração de um relatório que reflicta os procedimentos anteriores apresentado os indicadores escolhidos bem como a “base line” e respectivos objectivos. Com base na monitorização o relatório irá reflectir o acompanhamento do ponto IV.2.;
 Concepção e elaboração do relatório em formato electrónico (“pdf virtual”);

PROCEDIMENTO IV.4
 Divulgação dos resultados com apresentação dos resultados nos meios de comunicação locais, nomeadamente na rádio e jornais;

OS OUTPUTS DESTA ACTIVIDADE:
a. Em formato electrónico (“pdf virtual”): Relatório detalhado contendo a identificação dos indicadores e respectivos valores, objectivos a atingir e instrumentos de medida a utilizar.
b. Divulgação dos dados/resultados e directrizes nos meios de comunicação local (rádio e jornal).

(Relatório para um Sistema de Monitorização dos Espaços Verdes Urbanos) (Notificação Blogue) (Jornal Praça Pública) (Jornal João Semana) (Rádio AVFM)

APOIOS: